Habitantes
37,8 mil
Embaré
Bairro
Mural
Informações Institucionais e Serviços
Endereço das Unidades
Centros para o desenvolvimento de Embaré
Está inserido na área que inclui as avenidas Bartolomeu de Gusmão, Afonso Pena, Siqueira Campos e Almirante Cochrane, praças Palmares e Coronel Fernando Prestes e ruas Germano Melchert, Galeão Coutinho, Frei Francisco Sampaio, Frei Vital e Oscar Sampaio.
A origem do nome do bairro vem do tupi-guarani mbaràa-hé, que significa "águas que curam". Remonta a uma época no começo do século passado em que os moradores da Região Central iam à praia por orientação médica. O banho de mar era assinalado em receita médica.
A história do bairro é ligada à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, construída como capela em 1875 pelo Barão do Embaré, Antônio Ferreira da Silva. Após sua morte, em 1881, a estrutura ficou abandonada, até que, 20 anos depois, foi reconstruída. Em 1915 foi ampliada, tornando-se uma igreja. Em 1922, foi entregue aos frades capuchinhos que, em 1930, iniciaram a construção da atual basílica.
Para os turistas e cerca de 36 mil moradores, uma forte referência são os famosos quiosques, em frente à igreja, e conhecidos pelos volumosos lanches. Para os amantes do futebol, vale citar que por um período, a família do Rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, chegou a morar na Avenida Almirante Cochrane. O Embaré conta com uma policlínica e quatro unidades municipais de educação (Cidade de Santos, Florestan Fernandes, Olívia Fernandes e Margareth Buchmann).
Habitantes
Embaré
Centros para o desenvolvimento de Embaré