Com quase 60 km de ciclovias, Santos promove ações de conscientização no Dia Mundial da Bicicleta
SAIBA CONDUZIR SUA BIKE COM SEGURANÇA
Com quase 60 quilômetros de malha cicloviária, Santos iniciou nesta terça-feira (2) as comemorações pelo Dia Mundial da Bicicleta, celebrado em 3 de junho. As ações educativas voltadas aos ciclistas, promovidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), ocorreram na ciclovia da orla, junto ao Novo Quebra-Mar, no José Menino.
A programação segue nesta quarta-feira (3), às 9h30 e 14h30, no mesmo local. Também como parte das celebrações, o programa Bike Santos funcionará gratuitamente durante todo o dia.
Pela manhã e à tarde, a equipe do Programa de Educação para o Trânsito orientou ciclistas sobre segurança na condução da bicicleta, distribuiu a Cartilha do Ciclista e incentivou a adesão ao movimento pela segurança viária. Os participantes receberam plaquinhas refletivas para fixação nas bicicletas, com mensagens de conscientização como: “Na bike, sua melhor conexão é com a atenção. No trânsito, escolha a vida”.

A fotógrafa Adriana Pimentel utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. “Uso a bicicleta para trabalhar e economizo tempo e dinheiro. A ciclovia traz mais segurança, tanto para o deslocamento diário quanto para o lazer”, afirmou ela, que aprovou a distribuição das plaquinhas refletivas como forma de identificação dos ciclistas.
O motorista Juraci Teixeira destacou os benefícios da prática. “Uso a bicicleta para trabalhar e para diversas atividades do dia a dia. Além da praticidade, faz bem para a saúde”.
O eletricista Paulo Sérgio compartilha da mesma opinião. “Andar de bicicleta é bom para a saúde e, em Santos, o relevo plano facilita muito os deslocamentos. A ciclovia também é fundamental para garantir mais segurança”.
RESPONSABILIDADE
A diretora de Planejamento e Projetos da CET-Santos, Luciane Beck, ressaltou que a Cidade possui uma extensa e integrada malha cicloviária, resultado de investimentos contínuos da Administração Municipal em mobilidade sustentável. Porém, a infraestrutura deve ser acompanhada de atitudes responsáveis por parte dos usuários.
“É fundamental que os ciclistas adotem comportamentos seguros, respeitem a sinalização e mantenham a atenção durante seus deslocamentos. Essas ações educativas têm justamente o objetivo de conscientizar e reforçar que a preservação da vida depende da responsabilidade de todos”.

BIKE SANTOS
Em alusão ao Dia Mundial da Bicicleta, o programa de compartilhamento Bike Santos oferecerá uso gratuito durante toda esta quarta-feira (3).
Para utilizar o serviço, santistas e visitantes devem baixar o aplicativo Bike Santos e realizar o cadastro. Após esse procedimento, será possível retirar bicicletas em qualquer uma das 43 estações do sistema — 39 destinadas ao público adulto e quatro ao público infantil — entre 6h e 23h. As regras de utilização permanecem inalteradas.
O programa é gerenciado pela CET-Santos, operado pela empresa Serttel e patrocinado pela Unimed Santos.
DICAS DE SEGURANÇA
- Respeite as leis de trânsito. A bicicleta também é um veículo.
- Sempre que possível, utilize a ciclovia e respeite a sinalização.
- Use equipamentos de segurança, especialmente o capacete.
- Mantenha a bicicleta em boas condições de uso e equipada com campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo, iluminação dianteira, traseira e lateral, além de refletores nos pedais.
- Não trafegue na contramão nem circule sobre as calçadas.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS