Programa de Residência Multiprofissional

Publicado: 13 de dezembro de 2019 - 14h36
Atualizado: 20 de julho de 2023 - 14h36
PORTAIS

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenadoria de Formação e Gerenciamento de Recursos Humanos (COFORM-SMS) que objetiva oferecer formação especializada em Atenção Primária, com ênfase em Saúde da Família. Tem dois anos de duração e carga horária semanal de 60 horas para o profissional-residente (dedicação exclusiva).

Iniciou as atividades em 2018 com o ingresso de 14 residentes que compuseram equipes de saúde da família (ESF) e dos núcleos de apoio à saúde da família (NASF).  Novas turmas se formaram nos anos seguintes. Atualmente contamos com 31 residentes em atuação e para início em 2022 estão previstas 18 vagas em 7 categorias profissionais, sendo elas: nutrição, farmácia, enfermagem, odontologia, educação física, psicologia e serviço social.

O PRMAPS está baseado principalmente em práticas na atenção básica (atividades coletivas, compartilhadas e individuais, visitas domiciliares e discussão de casos), atividades em educação popular em saúde, participação social, estágios optativos e obrigatórios em diversos serviços da rede de saúde.

O Programa segue as normas do MEC, e caracteriza-se em curso de pós-graduação lato sensu destinado às profissões de saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço. Conta com corpo de tutores e preceptores da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

BAIXE O MANUAL DO RESIDENTE

REDE DE SAÚDE DE SANTOS

A rede de saúde de Santos é referência na organização no sistema de saúde pública no País, contando com a rede de atenção primária composta por 32 unidades, entre unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e outros serviços. Complementada com a rede de atenção especializada, com destaque à saúde mental - berço da reforma psiquiátrica brasileira, com a rede de apoio de diagnóstico, de serviços de reabilitação, de vigilância, de controle de IST (infecções sexualmente transmissíveis) e de outros. Além de ampla rede hospitalar, com mais de 400 leitos, 3 UPA, SAMU, rede conveniada e regulação de vagas.

PROCESSO SELETIVO

Estão abertas as inscrições para a seleção pública que visa preencher 23 vagas nos programas de Residências da Prefeitura de Santos.

Estão previstas 5 vagas para o Programa de Residência Médica em Medicina em Família e Comunidade para profissionais médicos e 18 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária em Saúde, sendo essas voltadas aos profissionais de educação física, serviço social, psicologia, odontologia, nutrição, farmácia e enfermagem.

Os interessados em ingressar devem ser profissionais formados em nível superior nas respectivas áreas e irão participar de provas objetivas de múltipla escolha, presencialmente, no dia 05 de dezembro. O processo seletivo é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), com inscrições por endereço eletrônico e taxa de inscrição de R$ 100,00. As inscrições podem ser feitas até as 21h do dia 03 de novembro de 2021.

O programa tem duração de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas, entre atividades teóricas (20%) e práticas (80%). Os aprovados precisam ter disponibilidade de 60h semanais e receberão bolsa-auxílio do governo federal de R$ 3.330,43.  Já na residência médica, os participantes também recebem bolsa-auxílio permanência (municipal) de R$ 4.794,52, totalizando R$ 8.089,95. Todas as atividades dos residentes estarão ligadas ao Departamento de Atenção Básica (DEAB) e ocorrerão nas 32 policlínicas da Cidade e seus territórios, bem como em outras unidades que compõem a rede de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Santos. O início das atividades está previsto para o primeiro dia útil de março de 2022.