Seu navegador não possui suporte para JavaScript o que impede a página de funcionar de forma correta.
Conteúdo
Notícias

Emoção marca aniversário de programa santista que já acompanhou mais de 17 mil gestações

Publicado: 21 de maio de 2025
17h 20

Em comemoração aos 12 anos do Programa Mãe Santista, mais de 40 gestantes que realizaram seis ou mais consultas de pré-natal receberam enxovais durante  cerimônia repleta de emoção e expectativas, quarta-feira (21), na Sociedade de Melhoramentos do bairro Encruzilhada.

O programa se consolidou como uma iniciativa estruturante no Município, com impacto positivo na assistência materno-infantil — do pré-natal até o segundo ano de vida da criança. Desde seu lançamento, 17.793 gestações foram acompanhadas pelas equipes das policlínicas, do Instituto da Mulher e Gestante e das maternidades.

A tradicional cerimônia dos kits de enxoval — preparados e entregues pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos — soma-se às 436 bolsas distribuídas apenas entre janeiro e abril. Uma das futuras mamães, que descreveu o enxoval como uma “bênção”, relembrou o momento em que descobriu estar grávida após vencer uma batalha contra o câncer.

“Há dois anos, descobri um tumor no cérebro, o que me desestabilizou completamente. Eu fazia diversos cursos nas áreas em que atuava, como o de socorrista. Mas, quando fiquei doente, meu marido passou a cuidar de mim. Nós já desejávamos muito ter um filho. Eu não desisti, me recuperei e ganhei uma nova vida — a do Bernardo, meu primeiro filho, que vou conhecer no mês que vem. Estou muito feliz”, contou Katelin Sanches.

ALEGRIA

A alegria da gestante foi intensificada com a entrega do enxoval, celebrada por ela e seus familiares, que moram em São Paulo, e receberam fotos enviadas durante a cerimônia. “Meus parentes até se surpreenderam com essa entrega. A situação está difícil para muitas mães que não têm condições financeiras ou não conseguiram se planejar. Por isso, considero o Mãe Santista uma iniciativa maravilhosa. Que venham muitos outros anos”.

As 40 gestantes também participaram de sorteio de mimos especiais para o cuidado com os bebês. Entre os itens, sabonetes, pomadas, fraldas, toalhas e lenços umedecidos. Quatro foram contempladas duplamente e comemoraram com entusiasmo.

SUCESSO

O evento contou ainda com a presença de representantes do Fundo Social de Cubatão, que vieram conhecer a iniciativa de perto. E as surpresas não pararam por aí: um bolo temático, preparado com carinho por uma voluntária do Fundo Social de Santos, reuniu mamães, autoridades e agentes de saúde para cantar parabéns pelos 12 anos do Mãe Santista.

“Estamos falando de uma iniciativa transformadora, fruto da parceria entre o Fundo Social de Santos e a Secretaria de Saúde. Ao longo desses anos, o Mãe Santista se consolidou como um pilar fundamental na redução da mortalidade infantil no Município. Hoje, Santos apresenta índices dentro da meta da Organização Mundial da Saúde. Só temos a desejar muitos mais anos de realizações para esse programa”, afirmou a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Paula Covas.

A presidente do Fundo Social, Maria Ignez Barbosa, destacou a satisfação em acompanhar o crescimento e a efetividade do programa. “É uma alegria imensa participar de mais uma edição dessa cerimônia tão significativa, agora celebrando 12 anos de história. Precisamos parabenizar essas mães, pois durante a gestação todo cuidado é essencial, e elas entenderam a importância desse processo preventivo”.

REDUÇÃO DA MORTALIDADE

O programa é considerado o principal responsável pela queda do índice de mortalidade infantil em Santos. Atualmente, a cidade registra 7,2 óbitos infantis por mil nascidos vivos — índice abaixo da meta da Organização Mundial da Saúde, que é de até 10 por mil.

 

Esta iniciativa contempla os itens 3 e 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar e Redução das Desigualdades. Conheça os outros artigos dos ODS