Santos promove semana de conscientização sobre diabetes com ações nas policlínicas
A Secretaria de Saúde de Santos realiza, até segunda-feira (29), programação especial em alusão ao Dia Nacional do Diabetes (26 de junho). As atividades em diversas policlínicas incluem testes de glicemia, palestras, orientações sobre alimentação saudável, uso correto de medicamentos e insulina, além de ações de incentivo à prática de atividades físicas.
As ações são voltadas aos usuários das unidades de saúde e têm como objetivo ampliar a conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da doença.
Segundo o secretário de Saúde, Fábio Lopez, a iniciativa busca fortalecer o trabalho já realizado pela rede municipal. “Conscientizar a população sobre os fatores de risco da doença, além de incentivar o diagnóstico precoce, fundamental para o início do tratamento e a prevenção de complicações”.
Ações de prevenção e acompanhamento ocorrem durante todo o ano na rede municipal, tendo as policlínicas como porta de entrada para diagnóstico e tratamento.
Em 2025, a Atenção Primária acompanhou 26.434 pacientes com diabetes.
DIABETES
Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela dificuldade do organismo em produzir ou utilizar adequadamente a insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Quando não tratada corretamente, pode provocar complicações cardiovasculares, renais, neurológicas e oftalmológicas. Os tipos mais comuns são o diabetes tipo 1, tipo 2 e o gestacional.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 19,9 milhões de adultos convivem atualmente com o diabetes tipo 2 no País, colocando o Brasil entre os países com maior prevalência da doença.
PROGRAMA HIPERDIA
Santos também mantém o Programa Hiperdia, destinado ao acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes, além do atendimento especializado para pacientes com diabetes tipo 1 no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (Ambesp-NT).
Pessoas com diagnóstico de diabetes podem participar por meio da policlínica de referência do seu bairro. Além das consultas e da dispensação de medicamentos, as unidades oferecem atividades coletivas e orientações para o controle da doença.
ATENDIMENTO NO AMBESP-NT
O Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (Ambesp-NT) conta com atendimento especializado para pacientes com diabetes tipo 1. O serviço promove educação em saúde, capacitação para o autocuidado, acompanhamento multiprofissional e estratégias para prevenção de complicações relacionadas à doença.
PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (24)
• 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
Local: Policlínica do José Menino (Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A - Morro do José Menino)
• 9h – Atividade do Pelotão da Saúde com orientações sobre atividade física e controle do diabetes para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica do Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115)
• 9h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
• 14h – Palestra sobre diabetes na sala de espera
Local: Policlínica da Ponta da Praia (Praça 1º de Maio, s/nº)
QUINTA-FEIRA (25)
• 7h às 11h – Ação especial para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica do Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes, s/nº)
• 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
Local: Policlínica do José Menino
SEXTA-FEIRA (26)
• 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda e palestra na sala de espera
Local: Policlínica Conselheiro Nébias (Avenida Conselheiro Nébias, 457)
• 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
Local: Policlínica do José Menino
• 8h – Palestra sobre diabetes na sala de espera
• 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
Local: Policlínica do Gonzaga (Rua Assis Corrêa, 17)
• 8h às 16h – Ação especial para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica da Aparecida (Avenida Pedro Lessa, 1.728)
• 8h30 – Oficina Panela Aberta, com alunos de Nutrição da Unifesp, e testes de glicemia capilar
Local: Policlínica da Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284)
• 9h às 15h – Testes de glicemia capilar e orientações para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica do Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607)
• 9h – Atividade do Pelotão da Saúde com orientações sobre atividade física e controle do diabetes para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica do Marapé
• 9h – Dia D com palestra sobre os riscos da falta de controle da doença
Local: Policlínica da Vila Nova (Praça Iguatemi Martins, s/nº)
• 9h e 13h – Busca ativa de pacientes diabéticos, avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, testes rápidos, orientações sobre hábitos saudáveis, avaliação do pé diabético e solicitação de exames complementares
Local: Policlínica da Areia Branca (Rua Francisco Lourenço Gomes, 118)
SEGUNDA-FEIRA (29)
• 10h – Encontro do grupo Movimente-se com orientações sobre mudanças no estilo de vida, uso correto de insulina e medicamentos, além de alimentação saudável
Local: Policlínica do José Menino
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS
Foto: divulgação