Seu navegador não possui suporte para JavaScript o que impede a página de funcionar de forma correta.
Conteúdo
Notícias

Santos busca bicampeonato nos Jogos Regionais

Publicado: 22 de junho de 2026 - 12h20
Atualizado: 22 de junho de 2026 - 13h06

Santos inicia nesta quarta-feira (24), em Praia Grande, a busca pelo bicampeonato na 68ª edição dos Jogos Regionais. Atual campeã, a Cidade contará com uma delegação de 460 integrantes, sendo 395 atletas distribuídos em 44 modalidades, na competição organizada pela Secretaria de Esportes do Estado, que segue até 2 de julho.

O primeiro embarque da delegação será nesta terça-feira (23), às 14h, na Arena Santos, com as equipes de basquete e futebol masculino, xadrez, vôlei de praia e futsal masculino e feminino. A delegação será chefiada pelo diretor-técnico Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Narciso Santos, que já exerceu a função em disputas anteriores dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos.

Nas últimas edições, Santos conquistou o bicampeonato em 2022, foi vice-campeã nos dois anos seguintes e chega novamente entre as favoritas, para manter o primeiro lugar. Em 2025, a campanha foi dominante: em 44 disputas, os santistas venceram 31 modalidades, conquistaram sete vice-campeonatos, dois terceiros lugares e ainda terminaram em quarto em outras quatro modalidades.

DESTAQUES

Entre os destaques estão as equipes de natação e ciclismo, tradicionais candidatas ao topo do pódio, além do vôlei feminino sub-21 e do xadrez feminino, ambos em busca do pentacampeonato. No masculino, as atenções se voltam para o judô, capoeira, basquete, biribol, badminton e tênis de mesa.

NATAÇÃO

A natação reúne atletas experientes e nomes da nova geração. O grupo conta com o medalhista olímpico Fernando Scheffer, além de Léo de Deus, Guilherme Basseto, André Pereira e Daynara de Paula, todos com participações em Jogos Olímpicos. Uma das apostas é Isadora Miyasiro, de apenas 14 anos.

Recém-chegada do Campeonato Brasileiro Juvenil, ela conquistou ouro nos 400 metros livre, prata nos 800 e 200 metros livre e bronze nos 1.500 metros e no revezamento 4x200 metros. Após estrear na equipe principal durante o Troféu Maria Lenk, a jovem viverá a primeira experiência nos Regionais.

“É uma sensação muito especial e vai ser uma competição diferente, por ser a primeira vez. E estar com a equipe principal é gratificante, porque são atletas que me inspiro muito”, afirma Isadora, que começou a nadar com apenas um ano e meio, por questão de segurança, e passou a competir aos sete anos, pela Unisanta.

CICLISMO

No ciclismo, os principais nomes são João Vitor, velocista da seleção brasileira, representante do País no Mundial de Pista de 2025, na prova do quilômetro contra o relógio, e sete vezes campeão nacional, além de Thayna Araújo, atleta formada em Santos, atual campeã da tradicional prova 9 de Julho e líder do ranking nacional.

Para o diretor-presidente da Fupes, Frederico Luiz Monteiro, a equipe chega preparada para disputar novamente o topo da classificação. “Vamos para os Regionais com a certeza de que estaremos competitivos e com o objetivo de trazer mais um título para nossa Cidade, sempre com o pensamento de fazer o melhor por Santos, também já pensando na classificação para os Jogos Abertos”.

 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS.