Seu navegador não possui suporte para JavaScript o que impede a página de funcionar de forma correta.
Conteúdo
Notícias

Novo equipamento em Santos vai dobrar tratamento com radioterapia

Publicado: 27 de junho de 2026 - 8h58
PORTAIS

A Cidade ganhou nesta sexta-feira (26) a segunda unidade do Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos, onde vai operar um novo acelerador linear para tratamentos oncológicos.

Com a aquisição do novo equipamento, a expectativa é dobrar a capacidade de atendimento oferecida atualmente, que é de 1,2 mil sessões de radioterapia por mês.

Para a instalação do novo equipamento, a Prefeitura fez adequações estruturais no complexo da casamata, incluindo um novo bunker blindado (sala que comporta o aparelho), ambiente que garante segurança e condições adequadas para o funcionamento da tecnologia. 

Já a aquisição do segundo acelerador linear foi viabilizada por verba parlamentar do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.

Presente à inauguração, a prefeita em exercício, Audrey Kleys, falou da importância da entrega para a saúde da população. "Hoje estamos entregando um equipamento que vai salvar milhares de vidas de pessoas que não mais precisam procurar outra cidade para tratamento. A Santa Casa é uma grande referência que ajuda na transformação de milhares de vidas todos os dias".

O acelerador linear reforça o tratamento oncológico de alta complexidade, especialmente para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, "a Cidade oferece um acelerador de primeira linha, que é o primeiro do Brasil, a ser utilizado no combate ao câncer".

MENOS IMPACTOS

Com tecnologia avançada de radioterapia guiada por imagem em três dimensões, o novo equipamento confere mais precisão na aplicação da radiação, reduzindo os impactos sobre tecidos saudáveis e aumentando a eficácia dos tratamentos. A inovação também permitirá a ampliação das modalidades terapêuticas oferecidas, beneficiando pacientes com diferentes tipos de câncer.

De acordo com o secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, a aquisição “vai refletir na qualidade de atendimento prestado aos pacientes que enfrentam um momento tão delicado como é o tratamento oncológico". 

O equipamento estará disponível para atendimento após testes técnicos, validações operacionais e certificações exigidas pela Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN).

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS.