Balé da Cidade mostra talento a santistas e turistas em ensaio na Concha Acústica
Hélida Guerra
Quem passou pela Concha Acústica, na manhã desta quarta-feira (17), teve a oportunidade de acompanhar de perto a rotina e a dedicação dos bailarinos do Balé da Cidade de Santos durante ensaio aberto. A iniciativa transformou o espaço à beira-mar em um palco democrático, aproximando a dança da população e despertando o interesse de moradores e turistas.
A ação integra o trabalho de difusão cultural da companhia municipal. Será repetida toda segunda quarta-feira de cada mês- a próxima é no dia 8 de julho.
Ao som das músicas que compõem o repertório do grupo, o público pôde observar exercícios técnicos, trechos coreográficos e orientações da equipe artística, conhecendo os bastidores da preparação dos espetáculos.

O grupo está em fase de ensaios para ‘Variações’, espetáculo que será apresentado nos dias 3, 4 e 5 de julho, no Teatro Guarany.
A diretora do Balé da Cidade, Renata Pacheco, destacou a importância de compartilhar o processo criativo com a população. “Quando abrimos um ensaio, convidamos o público a conhecer uma etapa muito especial do nosso trabalho. Há dedicação, estudo e emoção em cada movimento. Compartilhar esse processo é uma forma de aproximar as pessoas da dança e mostrar que a arte é construída diariamente”.

Sobre o espetáculo, Renata ressaltou a expectativa da companhia para a estreia. “Reúne diferentes linguagens, sensibilidades e experiências dos bailarinos. Estamos felizes em dividir parte dessa preparação com o público e criar uma expectativa para as apresentações”.

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO
Entre os espectadores estava Robson Ribeiro, de 48 anos, professor de inglês que trocou a capital paulista por Santos há cinco anos. Apaixonado pela dança desde a infância, acompanhou o ensaio emocionado e compartilhou sua trajetória de reencontro com um antigo sonho.
Segundo Robson, aos sete anos manifestou o desejo de se tornar bailarino, mas não recebeu apoio da família na época. Durante muitos anos, acreditou que jamais pisaria em um palco.

“Ver esses bailarinos é inspirador. Muitas pessoas tiveram sonhos interrompidos por preconceitos ou pelas circunstâncias da vida. Quando assisto a um ensaio como este, vejo coragem, liberdade e realização. A dança me ensinou que nunca é tarde para recomeçar. Hoje faço aulas de jazz e já me apresentei com um grupo de dança contemporânea”.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Raimundo Rosa