Campeões confirmam favoritismo no Santista de Pedestrianismo
O 39º Campeonato Santista de Pedestrianismo começou neste domingo (28) repetindo as vitórias da etapa final do ano passado. Maurício Santana Evangelista (Shiro Tri/Fupes) e Louise Madsen (MF Racing/ Woom) confirmaram o favoritismo na Prova Parque Roberto Mário Santini.
Realizada pela Secretaria de Esportes (Semes), com largada e chegada junto ao Novo Quebra-Mar, a primeira de cinco etapas de 2026 reuniu 2 mil corredores na orla da praia, com 10 quilômetros de percurso (contorno no Aquário Municipal). Os dois vencedores correram na frente o tempo todo, sem serem ameaçados na liderança.
Mauricio cruzou a linha de chegada em 32 minutos e 38 segundos. Mais de um minuto depois, Jeffrey Carrell Gomes da Silva (Pedro Minga Assessoria), foi o segundo colocado, com 33min58s, e Carlos Henrique Ribeiro (AE Timetom) chegou em terceiro, com 34min04s.

Bicampeão em 2022 e 2024, Maurício correu forte, mas já pensando nos compromissos desta segunda (29) e terça (30), nos Jogos Regionais, em Praia Grande. Ele defenderá Santos nas disputas de 5 mil e 10 mil metros.
“É muito bom, satisfatório, começar o Campeonato ganhando, assim como eu terminei o ano passado. Nessa temporada vou em busca do tri santista, buscando evolução, baixando o tempo, e, se Deus quiser, ganhando as próximas etapas”, vibrou. “Dei uma segurada porque tem Jogos Regionais, representando Santos. Quero buscar o índice para os Abertos e medalha para Santos”, concluiu.
FEMININO
Entre as mulheres, Louise venceu em 37min39s, com Valéria Cristina da Silva (The One Assessoria), sendo a vice-campeã, com 37min51s, e Viviane Aparecida Ramos a terceira, com 40min21s. A atual campeã começou a corrida bem forte, chegando a figurar entre os dez primeiros colocados no geral, e depois administrou o resultado.

Com o objetivo principal de 2026 já cumprido, a Maratona de Boston, Louise agora quer manter a hegemonia no Santista, com foco no bicampeonato, e também acompanhar seus atletas.
“Consegui largar bem forte e no primeiro quilômetro fiz aquilo que o Marquinhos (Marcus Fernandes, técnico) não deixa: passar abaixo de 3:30, para depois controlar no ritmo que a gente combinou. Então deu tudo certo hoje”, destacou. “Agora é manter bem nas próximas e fazer uma prova ou outra com os alunos”, complementou.
INCENTIVO À SAÚDE
O secretário de esportes de Santos, Rogério Sampaio, comemorou o sucesso do evento, citando que mais uma vez os santistas tiveram um incentivo à qualidade de vida e saúde. Ele também destacou o lugar escolhido para a etapa. “O cenário é perfeito, um lugar lindo da nossa Cidade. Choveu a semana inteira e hoje um clima perfeito para quem correu e para quem veio assistir”, disse.
"O Santista de Pedestrianismo é uma tradição da Cidade há quase quatro décadas. Além da competição, é um incentivo para que mais pessoas pratiquem atividade física e tenham qualidade de vida", ressaltou.

FUNDO SOCIAL
Vale destacar que além do incentivo à qualidade vida, o Campeonato tem caráter social. Cada atleta inscrito entregou duas latas de leite em pó, que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.
A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) também colaborou na prova garantindo a segurança viária dos participantes e a fluidez no trânsito, com monitoramento e interdições parciais em diversos trechos da orla.

PRÓXIMAS
A próxima etapa do 39º Campeonato Santista de Pedestrianismo será no dia 16 de agosto com a Prova do Sesi, na Zona Noroeste, um percurso que contempla o Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro). No dia 13 de setembro, será realizada a Prova Rebouças, na Ponta da Praia. Depois, a quarta disputa do ranking será no dia 18 de outubro e a final no dia 15 de novembro, com a Prova 6º BPMI, na Praia do Gonzaga.

Os resultados completos da Prova Parque Roberto Mario Santini podem ser consultados no portal Runner Brasil.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS.