Educadores santistas expõem seus talentos em mostra de arte e cultura
Resultado das atividades do primeiro semestre no Espaço do Educador e dos Profissionais da Educação Prof. Sandra Freitas, a 1ª Mostra de Trabalhos reuniu, nesta segunda-feira (22), produções de participantes das ações voltadas à arte, cultura, bem-estar e valorização dos profissionais da rede municipal de Santos.
O evento teve como objetivo divulgar as atividades oferecidas pelo espaço, promovendo o compartilhamento de experiências, produções e aprendizagens desenvolvidas ao longo do semestre.
No hall, foram apresentados trabalhos produzidos nas aulas de Pintura em Tela, Aquarela, Cerâmica Fria e Clube do Livro.

Para a professora e artista plástica Bel Braga, a exposição representa a trajetória criativa construída pelos participantes ao longo dos cursos. “Cada obra revela um processo de observação, experimentação e descoberta. É especialmente significativo realizar esta mostra em um espaço voltado ao bem-estar e à valorização dos profissionais da Educação, reforçando o papel da arte como instrumento de reflexão, equilíbrio e desenvolvimento pessoal.”
MÚSICA E INTEGRAÇÃO
A programação contou ainda com apresentação dos alunos da aula de Canto Coral e participação especial do Coral Santista de Servidores, que desde maio realiza ensaios no local. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin), por meio do ComViver – Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Municipal de Santos, a Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria de Educação (Seduc).

Segundo a maestra Denise Yamaoka, a participação do grupo na Mostra simboliza o acolhimento recebido no Espaço. “Tanto o Coral quanto as atividades oferecidas aqui têm como objetivo promover saúde, bem-estar e qualidade de vida aos servidores. É uma alegria participar deste momento e compartilhar essa experiência.”
PARTICIPAÇÃO CRESCENTE
A chefe da Seção de Projetos Educacionais Especiais, Lucilene Costa, destaca o aumento da participação dos profissionais da Educação nas atividades oferecidas. “Buscamos desenvolver ações alinhadas aos interesses dos professores, equipes gestoras e demais profissionais da rede. Há opções variadas, como capoeira, pintura, atividades físicas, defesa pessoal, pilates e canto coral, sempre com foco no bem-estar e na redução do estresse cotidiano.”
A bibliotecária Mayara Farias de Souza participa do Clube do Livro e também das aulas de treinamento funcional. Segundo ela, o Espaço proporciona momentos de troca e desenvolvimento pessoal.

“Sempre gostei de leitura e sentia falta de compartilhar experiências sobre os livros que estava lendo. No Clube do Livro encontrei essa oportunidade. Além disso, participo do funcional, então consigo cuidar tanto do corpo quanto da mente.”
A professora Thais Santos de Oliveira integra as aulas de Canto Coral. Para ela, a atividade contribui para o relaxamento e a qualidade de vida. “Eu sempre gostei de cantar e fiquei animada quando vi a oficina. É uma atividade que ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. Os exercícios de respiração e os ensaios me fazem sentir mais tranquila e relaxada.”
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Marcelo Martins