Santos promove plantio de árvores para encerrar o Mês do Meio Ambiente
Um plantio de mais de 250 novas árvores no Novo Quebra-Mar está está programado para o próximo domingo (28), a partir das 9h, como encerramento das atividades do Mês do Meio Ambiente de Santos.
Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a ação tem participação gratuita e aberta para interessados de todas as idades.
Durante o plantio, será realizado um mutirão de limpeza de praia com o Instituto Mar Azul na região do futuro Parque Jundu. O ponto de encontro para a ação é a região da faixa de areia ao lado do Quebra-Mar, em frente à Ilha Urubuqueçaba.
As espécies de árvores que serão plantadas são todas originárias da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta. A ação integra o Programa Santos Sustentável, iniciativa da Prefeitura focada no enfrentamento às mudanças climáticas e na expansão da infraestrutura verde.
A meta é plantar 10 mil novas árvores em quatro anos, criando corredores verdes e aumentando as áreas permeáveis da Cidade. O Santos Sustentável foi lançado em março de 2025 e já atingiu mais de 4,1 mil novas árvores plantadas na área insular, entre outras metas alcançadas.
PARQUE JUNDU
O Parque Jundu, espaço de preservação da vegetação de restinga na faixa de areia da praia, será localizado entre a divisa com São Vicente e o Novo Quebra-Mar, no José Menino, em frente aos edifícios conhecidos como “Pé na Areia”. Foi idealizado após o ressurgimento deste tipo de vegetação na orla. Consolidado, o futuro parque servirá como base para coleta de dados, avaliações sobre técnicas corretas de manejo e, em especial, para a conscientização ambiental da população.
Esta iniciativa contempla os itens 11, 13, 14 e 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água e Vida Terrestre. Conheça os outros itens do ODS.