Vacinação nas escolas em Santos chega à rede estadual e aplica mais de 200 doses no primeiro dia
Para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes da rede estadual de ensino com os imunizantes ofertados na multivacinação em Santos, o Programa Saúde na Escola (PSE), formado por profissionais das secretarias de Saúde e de Educação, esteve, nesta quarta-feira (28), na Escola Técnica Estadual Dona Escolástica Rosa (Avenida Senador Feijó, 350, Vila Mathias)
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre o público jovem da Cidade. Foi a primeira vez que a ação, que já aplicou mais de 4,6 mil doses de vacina na rede municipal entre 2023 e 2024, foi a uma instituição de ensino estadual. Foram aplicadas 202 doses de vacina, entre imunizantes contra a covid-19, difteria, tétano, hepatite B e gripe.
“Ofertar a aplicação de doses no ambiente escolar é uma importante estratégia para retomar as altas coberturas vacinais, reduzindo doenças imunopreveníveis e facilitando a atualização vacinal dos jovens”, disse a enfermeira do Programa Saúde na Escola, Bruna Helen.

As irmãs gêmeas Iasmin e Íris Alencar, 16 anos, tomaram a vacina da gripe. “Foi ótimo, pois muitas vezes não temos tempo para ir a um posto de saúde para tomar a vacina, e sendo ofertada aqui na escola facilita muito. Adoramos a iniciativa”.
Para a ampliação da vacinação em outras escolas estaduais, estão ocorrendo tratativas com as instituições de ensino interessadas.
MAIS VACINAÇÃO
A aplicação de vacinas no ambiente escolar não para. Nesta sexta (30), será a vez dos alunos da UME Avelino da Paz Vieira (Vila Nova), receberem a sua dose de saúde. Na próxima semana, a equipe de vacinação aplica imunizantes na UME José Carlos de Azevedo Jr (São Manoel), e na UME Lourdes Ortiz (Aparecida).
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS.