Seu navegador não possui suporte para JavaScript o que impede a página de funcionar de forma correta.
Conteúdo
Notícias

Mais 65 se capacitam em cursos de educação ambiental e economia criativa de Santos

Publicado: 17 de julho de 2025
18h 49

Wellington Alexandre

A transformação e inclusão social através do compromisso com a sustentabilidade e da capacitação profissional foi celebrada na Sala Princesa Isabel, nesta quinta (17), no Paço Municipal, na cerimônia de formatura dos bolsistas dos cursos dos programas Zeladoria Ambiental e Ocupa Ecofábrica. 

A solenidade marcou o encerramento de dois programas de qualificação que têm transformado vidas por meio da educação ambiental e da formação profissional voltada à economia criativa e à sustentabilidade. Com a presença de familiares, gestores públicos, representantes de empresas parceiras e convidados, o evento celebrou a conquista de 65 formandos. 

ZELADORIA

O curso de Zeladoria Ambiental, que teve apoio da Deicmar, teve 25 bolsistas selecionados a partir de projetos sociais e ambientais. Eles tiveram aulas práticas e teóricas, ministradas pela Agência Pituri em locais como a Ecofábrica Rivaldo dos Santos Almeida e o Parque dos Mangues, além de receber auxílio de R$ 800,00 por mês.

Agora, estão capacitados para atuar em limpeza, paisagismo e manutenção das áreas verdes públicas, com foco em práticas ambientais e sociais.

ECOFÁBRICA

Já o projeto Ocupa Ecofábrica teve a participação de 40 bolsistas, realizado através da parceria com a Terra Santos, distribuídos entre as oficinas de alvenaria, marcenaria, serralheria, moda sustentável e horta/compostagem, com coordenação da Pituri.

Os cursos foram realizados em equipamentos como a Ecofábrica e o Parque dos Mangues, promovendo aulas práticas e teóricas com foco em sustentabilidade, práticas ambientais e demandas do mercado local.

OPORTUNIDADES

Na cerimônia, o prefeito Rogério Santos reforçou o papel social da capacitação. “Vivemos num país cheio de desigualdades. A melhor forma de mudar essa realidade é com oportunidade. Ver vocês aqui, recebendo esse certificado, é um motivo de orgulho para toda a Cidade”.

O secretário de Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, lembrou a trajetória da Ecofábrica da Zona Noroeste “Hoje a Ecofábrica é uma realidade. Gera oportunidade, capacitação e está ajudando a recuperar os manguezais. Mas nada disso seria possível sem a ajuda da comunidade, do governo e dos nossos parceiros”.

Rivaldo ainda lembrou uma passagem tocante no início dos projetos: “teve um senhor que não tinha nem sapato. Quando recebeu a bota de trabalho, ficou emocionado, porque nunca tinha ganhado um uniforme na vida. Isso é dignidade. Isso transforma vidas”.

HISTÓRIAS

Com forte carga simbólica, a formatura também colocou mais um ponto nas histórias de superação dos participantes, além de destacar Santos em mais um programa de políticas públicas integradas, que unem desenvolvimento econômico, preservação ambiental e transformação social.

Histórias como a de José Alvarez, morador da Encruzilhada, que participou da oficina de marcenaria. “Foi uma integração com o pessoal. Depois que a gente se aposenta, é importante ocupar a mente. Conheci novas pessoas, fiz novas amizades”.

Regiane Pequeno Ortiz, do Saboó, também cursou marcenaria e aprovou a experiência. “Foi muito proveitoso. Gostaria que continuasse. Pretendo usar o que aprendi para mim, no meu dia-a-dia.”

Já Eliane Silva Santana, do São Jorge, se encantou com o curso de moda sustentável. “O que muitos jogam fora a gente pode reaproveitar e fazer muitas coisas. Agora, quero fazer horta e compostagem também. Já trabalho com artesanato e penso em empreender”.

 

 

Essa iniciativa contempla os itens 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Conheça todos os artigos ODS. 

Fotos: Francisco Arrais