Membros da Câmara Jovem de Santos conhecem mais da administração em visita ao Paço Municipal
Abrindo o cronograma de visitas da 10ª Legislatura, cerca de 30 vereadores e suplentes da Câmara Jovem de Santos participaram, na quinta-feira (21), de uma imersão no funcionamento da administração municipal durante visita guiada ao Paço Municipal, no Centro Histórico. A experiência proporcionou aos jovens uma compreensão prática da importância da administração pública para a organização e o funcionamento de Santos.
O roteiro incluiu passagem por salas icônicas do prédio, momentos de troca de experiências e registros do grupo, com visitas ao Salão Nobre, à Sala Princesa Isabel e ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Cidade, responsável pelo monitoramento urbano e pela gestão de diversas operações municipais voltadas à segurança e ao pronto atendimento.

“Esses estudantes levarão uma rica bagagem para a vida deles, especialmente com essa visita ao Paço Municipal, que muitos moradores de Santos não sabem que podem conhecer. Hoje, os jovens exercem um papel legislativo, com o mesmo objetivo que nós, da administração executiva: entender o que é melhor para a nossa Cidade”, afirmou a prefeita em exercício, Audrey Kleys.

Responsável por conduzir a visita, o coordenador da Câmara Jovem, Lucas Carvalho, explicou que a iniciativa tem como objetivo apresentar diferentes territórios e serviços oferecidos na Cidade.
“É fundamental que a primeira visita seja à Prefeitura, para que eles conheçam o órgão central responsável pela prestação de todos os serviços. Ao entenderem o funcionamento do Executivo como instituição, eles passam a ter uma visão mais ampla do Centro Histórico. Muitos dos trabalhos que apresentam e das políticas públicas que irão propor em seus projetos dependem diretamente do Poder Executivo”.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
A Câmara Jovem reúne integrantes de 13 a 17 anos, estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino do Município. Eles foram eleitos como vereadores e suplentes em suas unidades escolares, em abril, e têm mandato de um ano.
Nesse período, conhecem o funcionamento da Câmara, sua finalidade e o papel tanto do Legislativo quanto do Executivo. Entre os objetivos do projeto estão contribuir para a formação de consciência cidadã e alertar os jovens sobre a importância da participação social no processo legislativo.

Para a presidente do grupo, Isabella Batista, de 14 anos, a experiência - especialmente a visita ao Paço - tem sido transformadora.
“Nunca imaginamos conhecer um espaço tão bonito e importante como este, nem a prefeita em exercício. Assumir a Câmara é uma grande responsabilidade, e a cada dia estamos aprendendo mais e ampliando nossa visão de futuro”.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.