Estrutura



Santos Verão 2014 é uma ação municipal conjunta entre todas as secretarias e órgãos de governo com o objetivo de permitir que moradores e turistas aproveitem o verão com conforto e segurança, tendo os serviços públicos à disposição. Confira toda a estrutura desta ação em cada secretaria e órgão municipal.

Assistência Social

Programa Recomeçar (voltado a pessoas em situação de rua)
- Atende prioritariamente a região da praia. Na orla, a atuação vai da Ponta da Praia ao José Menino e avança em ruas centrais do Gonzaga e na av. Conselheiro Nébias, pontos costumeiramente frequentados pela população em situação de rua;
- Na abordagem são oferecidos os diversos serviços públicos, tanto em assistência social quanto em saúde; abordagem de rua com a Missão Belém e Cristolândia.

Cultura

A tradicional queima de fogos, que traz a Copa do Mundo como destaque, ocorre nas praias, com oito balsas, duas a mais que na última edição, além de morros e Área Continental.
Estrutura:
- DJs comandam a festa em quatro ilhas equipadas com telões de LED de seis metros de largura por 4 metros de altura, que receberão mensagens de boas festas e fotos enviadas por celular; os espaços operam das 21h do dia 31 às 2h do dia 1º, em uma parceria com as empresas Vivo e Net.
Posição dos telões: em frente ao número 40 da av. Presidente Wilson (Ilha 1); número 40 da av. Vicente de Carvalho (Ilha 2); na direção do número 7 da av. Bartolomeu de Gusmão (Ilha 3); em frente ao número 85, na mesma av. Bartolomeu de Gusmão
- Em aproximadamente 16 minutos serão disparadas 18 toneladas de fogos de diversas cores, formatos e calibres, com destaque para momento com bombas verdes e amarelas, em referência à Copa do Mundo. Desenhos como corações e estrelas poderão ser vistos no céu, enquanto bombas aquáticas produzirão efeitos diferenciados.
- Na orla, o lançamento ocorre de oito balsas, posicionadas a 400 metros umas das outras, que cobrirão uma área total de cinco quilômetros, e de dois pontos fixos: Fortaleza da Barra e Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino).
- A Área Continental terá shows pirotécnicos em Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara.
- Os morros Ilhéu Alto e São Bento, no Chapadão do Cruzeiro, também recebem o espetáculo.
Bailes nas tendas
As cinco tendas instaladas na orla ganham nova estrutura e funcionam do dia 31 de janeiro a 4 de março, exceto às segundas-feiras e na noite do dia 1º de janeiro.
No Réveillon, os bailes ocorrem das 21h do dia 31 às 2h do dia 1º, com as seguintes apresentações:
- Orquestra Oscar Guzella (tenda 1 - ao lado do Posto 2, no Pompeia);
- Sena Sopra Metais (tenda 2 - próxima à rua Carlos Afonseca, no Gonzaga);
- Musikroma (tenda 3 - nas proximidades da avenida Conselheiro Nébias, no Boqueirão);
- Ribeiro’s Vocal e Harmonia (tenda 4 - em frente à rua Oswaldo Cochrane, no Embaré);
- Luís Romano e Cia. Band (tenda 5 - em frente ao Colégio Escolástica Rosa, no Aparecida).

Durante a temporada, os espaços, com 1.230 metros quadrados de área total, oferecerão, gratuitamente, programação variada composta por apresentações musicais, dança, oficinas, teatro e atividades físicas.
No período diurno, as tendas funcionam das 10h às 13h e das 14h às 16h, com as barracas 1 e 4 recebendo agenda diversificada.
A tenda 2 terá Espaço Kids, com diversas atividades para a criançada.
A tenda 3 será voltada à melhor idade.
Na tenda 5, o público pratica atividades físicas.
À noite, de terça a sexta-feira, das 19h às 22h, ocorre o happy hour em todos os espaços, com grupos locais tocando diversos gêneros musicais.
Já aos sábados e domingos, das 19h às 23h, a atração fica por conta dos bailes, com bandas da região executando repertório dançante.

Defesa da Cidadania

Cadeira Anfíbia: disponível nos canais 3 e 6; funcionará das 10 às 16 horas, de quinta a domingo, de 21 de dezembro até o Carnaval.
Pessoal: nove educadores físicos.

Educação

Escola Total (Caruara)
Para crianças e jovens de 6 a 16 anos do PROGRAMA ESCOLA TOTAL – NAS FÉRIAS, Núcleo Caruara:
- As oficinas se realizam de 6 a 24 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Esportes

Cursos disponíveis
- Na Secretaria Municipal de Esportes: setor náutico; stand up e canoagem
- Posto 2 (praia): Body Board
- Emissário: skate, musculação e futvolei

Tendas de Verão

- Tenda 1: Ginástica 12h às 13h
- Tenda 2: Ginástica 15h às 16h
- Tenda 5 (Semes): thai chi chuan, avaliação física, volei, futvolei, lambaeróbica, zumba, dança de slão e stand up

Meio Ambiente

Mês de férias do Jardim Botânico - Educação ambiental, atividades lúdicas para crianças; de 6 a 24 de janeiro.
Análises de balneabilidade: ampliação na quantidade de medições, em parceria com a Cetesb.
Palestras sobre balneabilidade no Laboratório de Controle Ambiental do Posto 3 (Gonzaga) - datas a serem definidas.

Saúde

Ações relacionadas ao combate à dengue:
- Manutenção de armadilhas, visita de casa a casa e mutirões

Segurança

Início das ações no dia 21 de dezembro
- Efetivo: ampliação de 30 para cerca de 100 homens por dia
- Veículos: de 10 paratis para 12 veículos S10 e mais 4 paratis; 10 bicicletas; bote para fiscalização no mar; 6 quadriciclos; e 8 patinetes elétricos
- Barracas: 6 barracas e 6 cadeirões para fiscalização com binóculo
- Distribuição de pulseira e cartilha
- Monitoramento por câmeras

Serviços Públicos

Serviço de limpeza em dois períodos do dia: manhã e tarde; das 4 às 23 horas, de segunda a segunda.
Previsão de recolhimento por dia: 50 a 60 toneladas.
Dia 1º de janeiro: serviço começa às 3 horas e deve encerrar as 8 horas, com envolvimento de 230 pessoas. São mobilizados mais 35 veículos para retirar 100 toneladas de lixo.
Lixeiras já passaram por manutenção.
Coleta na orla: aumento da freqüência, principalmente por conta das barracas de coco.
Foram feitas manutenções preventivas nos chuveiros, nos brinquedos, nas guias e nos canais.
Operação praia: 30 pessoas, que fazem serviços de manutenção, aparelhos, banheiros, chuveiros, calceteiro. Funciona todos os dias e o serviço de emergência urbana repassa os serviços, quando registrados em horários diferentes.

Trânsito e Transporte

Operação Verão Trânsito Seguro
De 18 de dezembro a “Operação Verão 2013 – 2014” até 05 de Março
Todo o corpo operacional estará disposto nas áreas com maior concentração de veículos e pedestres, oferecendo melhores condições de mobilidade e maior segurança
Corredores de ônibus
Entre os dias 18 de dezembro de 2013 e 10 de janeiro, a faixa exclusiva do corredor de ônibus da Av. Ana Costa fica desativada nos horários das 6h às 9h e das 17h às 20h, bem como as faixas preferenciais das avenidas Conselheiro Nébias, Washington Luis e Bernardino de Campos, no horário das 17h às 20h, ficando liberada a circulação e o estacionamento nos referidos corredores.
Operação Natal
A Operação Natal ocorre entre os dias 15 e 24 de dezembro, com:
- ‘Auxílio à Travessia de Pedestres’ nos principais centros comerciais nos bairros do Gonzaga, Boqueirão, Centro e Aparecida
- Viaturas que monitoram estas regiões a fim de eliminar eventuais interferências que prejudiquem as condições de segurança e fluidez
Orla da Praia
A partir de 18 de dezembro, a CET-Santos está presente de forma mais intensa na orla da praia. Diariamente, das 9h às 20h, é reativado o monitoramento com bicicletas, utilizando a ciclovia como local de trabalho. Quatro bicicletas percorrem toda a extensão do equipamento, orientando ciclistas, disciplinando o trânsito de veículos autorizados a circular na faixa arenosa e evitando abusos.
Acesso à cidade
O monitoramento das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima também foi incrementado. Em ambas há acompanhamento operacional nos principais cruzamentos, nos horários entre 7 e 9 horas e entre 17 e 21 horas.
Alterações semafóricas
Todos os grupos focais semafóricos que hoje operam no modo “amarelo piscante” após as 23h, a partir de 18 de dezembro sofrem alteração para as 2h, devido ao aumento de pedestres na orla.
Equipamentos e efetivo
- A CET disponibiliza aproximadamente 120 operadores durante as 24 horas do dia.
- Veículos utilizados: sete do tipo Saveiro, duas picapes, quatro veículos tipo Kombi, dezoito motocicletas, quatro bicicletas, além de equipamentos de radiocomunicação.
- A CET-Santos também disponibiliza o telefone 0800-7719194, ligações gratuitas, para comunicação de emergências e informações sobre o trânsito. Este serviço funciona 24 horas ininterruptas.
- Operação Réveillon: realizada na noite de 31 de dezembro e segue até a manhã de 1º de janeiro na orla, terá seus detalhes oportunamente divulgados.
‘Trânsito Seguro é a nossa Praia’
Mensagens bem-humoradas sobre comportamento seguro no trânsito começam a ser passadas aos frequentadores das praias santistas a partir do dia 20 de dezembro.
Educadores da CET e atores realizam performances dirigidas a quem estiver na faixa de areia. O objetivo é levar informações diversas, como os riscos do excesso de velocidade e do uso de álcool pelos motoristas, e reforçar a importância do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças.
As equipes atuam na faixa de areia e distribuem pulseiras de identificação para as crianças, ventarolas com orientações sobre segurança e sacolas para descarte de lixo.
Os banhistas que afirmam cumprir as regras de trânsito são convidados a ir até a uma tenda da CET, onde posam para fotos com legendas de incentivo ao comportamento seguro, que serão impressas e entregues aos ‘modelos’. Caso o banhista autorize, a foto é postada em redes sociais.

Turismo

Cursos de Férias no Orquidário e Aquário em janeiro de 2014
Orquidário: diversos cursos e visitas noturnas. Atrações a partir de 5 anos de idade, com inscrições a partir do dia 3 de janeiro (tel.: 3205-2210)
Aquário: diversos cursos, a partir dos 5 anos, início dia 7 de janeiro (tel.: 3278-7830)
Como o Orquidário e Aquário estarão abertos às segundas, os pontos de Informação Turística desses equipamentos também vão abrir.