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Conteúdo

34ª Semana da Educação

Professor Paulo Freire

"Leituras plurais: imagens e narrativas que nos transformam" 
20 a 23 de setembro de 2023

 

 

A Secretaria de Educação de Santos, em cumprimento à Lei Municipal nº 590/1989, realiza anualmente a Semana da Educação, que consiste em um evento formativo para os profissionais da rede municipal de ensino de Santos, integrando movimentos, discussões e ações para além de questões curriculares, pois permite a reflexão sobre o efetivo desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças, jovens e adultos de nosso município.

 

EMENTA

 “Leituras plurais: imagens e narrativas que nos transformam'' será o tema da 34ª Semana de Educação Profº Paulo Freire. De forma híbrida, serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentações artísticas. Decidimos trilhar um caminho desafiador, pois reconhecemos a necessidade de levarmos para dentro da escola reflexões e provocações acerca da potência das imagens em nossas vidas e a relevância de construirmos narrativas que nos façam refletir sobre elas. Assim, esperamos trazer discussões sensíveis, que possam nos conduzir por lugares que nos aproximem de todas as áreas do conhecimento - do ponto de vista cultural e educacional -, com a perspectiva de contribuirmos com a formação do senso crítico, ético e estético de toda a comunidade escolar.
Como parte do evento, acontecerão, simultaneamente, a 12ª SIPAT Educação "Edison Vicente Silvino" - Tema: "Harmonia nas relações interpessoais – a importância de cada indivíduo no equilíbrio do todo" e a 9ª Onda Literária.

 

Eventos que compõem a 34ª Semana da Educação Prof. Paulo Freire

 

12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

SIPAT Educação "Edison Vicente Silvino":

Harmonia nas relações interpessoais – a importância de cada indivíduo no equilíbrio do todo

 

Onda Literária

Leituras Plurais - sua significância transformadora no contexto escolar

A voz dos autores

Acesse a 9ª Onda Literária

Programação

20 de setembro

TEATRO MUNICIPAL - 19h 

 

21 de setembro

8h30

JOSÉ PACHECO - Novas construções sociais de aprendizagem 

Com base em fundamentos legais e científicos, o professor José Pacheco apresenta agudos questionamentos à educação majoritariamente praticada no Brasil, marcada pelo instrucionismo, pela padronização e pela exclusão, e que redunda muitas vezes no descumprimento do direito à educação. A partir desse quadro, apresenta as formas pelas quais gestores podem sensibilizar professores, aumentar seus vínculos com as unidades e com as respectivas comunidades, pela formação de valores, incentivando a autonomia de todos, rumo a novas construções sociais de aprendizagem.

SORAIA CHUNG - Jogos e brincares narrando o tempo: percepção e imaginário  

A palestra pretende destacar o corpo e o movimentar-se na perspectiva educacional, a partir de reflexões sobre como percebemos e nos engajamos no mundo. Com base em pesquisas realizadas sobre o Brincar Livre junto ao Projeto Território do Brincar, bem como em Jogos junto a ONU e a UNESCO, identificou-se atravessamentos de uma corporeidade que se faz presente no mundo de maneira dialógica e relacional. Pensamos na contribuição de nossa área específica à formação integral e humana, com parâmetros decoloniais e a partir da Filosofia do Esporte.

HELENA MENDONÇA - Educação digital: possibilidades e urgências na atualidade

A educação digital é urgente diante da ubiquidade das tecnologias digitais. O número de celulares por habitante vem crescendo e usamos a internet para a maioria das nossas ações no cotidiano, mas esta interação com o digital muitas vezes não é tematizada na escola. As inovações acontecem em ritmo alucinante como, por exemplo, os últimos avanços da Inteligência Artificial exigem que questões éticas sejam dialogadas e tematizadas às questões sociais, para que possamos usar os espaços digitais de forma mais consciente e crítica, a favor do bem comum, da sustentabilidade, da saúde e da cidadania.

RICARDO AZEVEDO - Literatura de ficção, escola e utopia 

A palestra pretende discutir o que é a ficção (termo que costuma ser mal compreendido pelas pessoas), sua importância e sua ligação profunda com o sonho de construir um mundo melhor, ou seja, sua ligação com a utopia. Discutiremos a respeito da chamada literatura infantil e juvenil, assim como aspectos da cultura dominante, seu individualismo, seu consumismo e sua visão técnica da vida e do mundo. Será abordada também a situação de sociedades nas quais muitos ainda são iletrados e, portanto, afastados da leitura. Por fim, haverá comparação dos recursos do discurso objetivo e utilitário, presentes nas escolas, com os recursos do discurso subjetivo e especulativo da poesia e da ficção, apoiando-se em exemplos.

10h30

SEVERINO ANTÔNIO - A educação da inteligência, da sensibilidade e o pensar por imagens nas infâncias

A educação como encontro e formação humana. A necessidade primordial de educar a inteligência, a sensibilidade e a imaginação. O pensar por imagens e o pensar por conceitos, o pensamento criativo e o pensamento crítico. A dimensão poética do aprender-ensinar por imagens e por histórias. Estas são as temáticas que serão abordadas durante a palestra, direcionando o olhar para as infâncias.

DANIELA SCARPA - Postura investigativa e práticas pedagógicas 

Neste encontro, discutiremos princípios do ensino por investigação e ponderaremos como essa abordagem didática pode contribuir para o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre as práticas docentes e sobre o processo de aprendizagem, trazendo reflexões sobre as ações de professores e estudantes neste processo e seu potencial para promover agência, equidade e transformação social, a fim de ampliar nossa leitura de mundo.

CLÁUDIA MOGADOURO - Cinema e educação: desafios e perspectivas

A palestra abordará as afinidades e tensões na interface entre as áreas do Cinema e da Educação, refletindo sobre as diferentes naturezas da cultura escolar e da cultura audiovisual. O Cinema pode estar presente no processo educativo em diversos aspectos: na formação humanista dos estudantes, como fonte de conhecimento, linguagem artística e como obra de arte. Pensar sobre essas possibilidades nos permite evitar equívocos muito frequentes no cotidiano escolar.

MIGUEL RIBEIRO - Diferentes registros referentes a resolução de problemas em Matemática 

As formas como entendemos o mundo que nos rodeia - e os modos como atuamos e intervimos para sua melhoria - estão diretamente relacionados com o conhecimento que detemos ou consideramos deter. Esse entendimento do mundo, bem como as tomadas de decisão face a cada situação ou problema que encontramos e buscamos solucionar, está fundamentado nas múltiplas formas de entender a estrutura matemática envolvida e as maneiras como podemos representar, de formas plurais, essas estruturas e as suas (in)variações.

Nesta palestra, tendo como origem e destino a prática matemática da formulação e resolução de problemas para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas das crianças e dos alunos, discutiremos algumas propostas de brincadeiras e tarefas que nos permitem efetuar leituras plurais de uma mesma situação e a mesma leitura de diferentes situações. Essas propostas e discussões associam-se ao efetuar uma viagem especializada e especializante que leva a potenciar, desenvolver práticas emocionantes e matematicamente inovadoras.

13h30

JOSÉ PACHECO - Novas construções sociais de aprendizagem

Com base em fundamentos legais e científicos, o professor José Pacheco apresenta agudos questionamentos à educação majoritariamente praticada no Brasil, marcada pelo instrucionismo, pela padronização e pela exclusão, e que redunda muitas vezes no descumprimento do direito à educação. A partir desse quadro, apresenta as formas pelas quais gestores podem sensibilizar professores, aumentar seus vínculos com as unidades e com as respectivas comunidades, pela formação de valores, incentivando a autonomia de todos, rumo a novas construções sociais de aprendizagem.

SORAIA CHUNG - Jogos e brincares narrando o tempo: percepção e imaginário 

A palestra pretende destacar o corpo e o movimentar-se na perspectiva educacional, a partir de reflexões sobre como percebemos e nos engajamos no mundo. Com base em pesquisas realizadas sobre o Brincar Livre junto ao Projeto Território do Brincar, bem como em Jogos junto a ONU e a UNESCO, identificou-se atravessamentos de uma corporeidade que se faz presente no mundo de maneira dialógica e relacional. Pensamos na contribuição de nossa área específica à formação integral e humana, com parâmetros decoloniais e a partir da Filosofia do Esporte.

HELENA MENDONÇA - Educação digital: possibilidades e urgências na atualidade 

A educação digital é urgente diante da ubiquidade das tecnologias digitais. O número de celulares por habitante vem crescendo e usamos a internet para a maioria das nossas ações no cotidiano, mas esta interação com o digital muitas vezes não é tematizada na escola. As inovações acontecem em ritmo alucinante como, por exemplo, os últimos avanços da Inteligência Artificial exigem que questões éticas sejam dialogadas e tematizadas às questões sociais, para que possamos usar os espaços digitais de forma mais consciente e crítica, a favor do bem comum, da sustentabilidade, da saúde e da cidadania.

RICARDO AZEVEDO - Literatura de ficção, escola e utopia

A palestra pretende discutir o que é a ficção (termo que costuma ser mal compreendido pelas pessoas), sua importância e sua ligação profunda com o sonho de construir um mundo melhor, ou seja, sua ligação com a utopia. Discutiremos a respeito da chamada literatura infantil e juvenil, assim como aspectos da cultura dominante, seu individualismo, seu consumismo e sua visão técnica da vida e do mundo. Será abordada também a situação de sociedades nas quais muitos ainda são iletrados e, portanto, afastados da leitura. Por fim, haverá comparação dos recursos do discurso objetivo e utilitário, presentes nas escolas, com os recursos do discurso subjetivo e especulativo da poesia e da ficção, apoiando-se em exemplos.

15h30

SEVERINO ANTÔNIO - A educação da inteligência, da sensibilidade e o pensar por imagens nas infâncias 

A educação como encontro e formação humana. A necessidade primordial de educar a inteligência, a sensibilidade e a imaginação. O pensar por imagens e o pensar por conceitos, o pensamento criativo e o pensamento crítico. A dimensão poética do aprender-ensinar por imagens e por histórias. Estas são as temáticas que serão abordadas durante a palestra, direcionando o olhar para as infâncias.

DANIELA SCARPA - postura investigativa e práticas pedagógicas

Neste encontro, discutiremos princípios do ensino por investigação e ponderaremos como essa abordagem didática pode contribuir para o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre as práticas docentes e sobre o processo de aprendizagem, trazendo reflexões sobre as ações de professores e estudantes neste processo e seu potencial para promover agência, equidade e transformação social, a fim de ampliar nossa leitura de mundo.

CLÁUDIA MOGADOURO - cinema e educação: desafios e perspectivas 

A palestra abordará as afinidades e tensões na interface entre as áreas do Cinema e da Educação, refletindo sobre as diferentes naturezas da cultura escolar e da cultura audiovisual. O Cinema pode estar presente no processo educativo em diversos aspectos: na formação humanista dos estudantes, como fonte de conhecimento, linguagem artística e como obra de arte. Pensar sobre essas possibilidades nos permite evitar equívocos muito frequentes no cotidiano escolar.

MIGUEL RIBEIRO - Diferentes registros referentes a resolução de problemas em Matemática

As formas como entendemos o mundo que nos rodeia - e os modos como atuamos e intervimos para sua melhora - estão diretamente relacionados com o conhecimento que detemos ou consideramos deter. Esse entendimento do mundo, bem como as tomadas de decisão face a cada situação ou problema que encontramos e buscamos solucionar, está fundamentado nas múltiplas formas de entender a estrutura matemática envolvida e as maneiras como podemos representar, de formas plurais, essas estruturas e as suas (in)variações.

Nesta palestra, tendo como origem e destino a prática matemática da formulação e resolução de problemas para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas das crianças e dos alunos, discutiremos algumas propostas de brincadeiras e tarefas que nos permitem efetuar leituras plurais de uma mesma situação e a mesma leitura de diferentes situações. Essas propostas e discussões associam-se ao efetuar uma viagem especializada e especializante que leva a potenciar, desenvolver práticas emocionantes e matematicamente inovadoras.

19h

ALCIELLE DOS SANTOS - Economia solidária para uma existência plural 

A educação que visava à preparação para o ingresso na Universidade, a complexidade do Século XXI frente aos desafios de desenvolvimento econômico, social e sustentável somadas às inovações digitais, são aspectos que nos desafiam a pensar projetos políticos pedagógicos que contemplem propostas de ensino e aprendizagem para a solidariedade e o empreender socialmente. A palestra proporá reflexões teórico-práticas a partir da experiência com projetos que contemplam os princípios e valores da Economia Solidária vivenciados por duas escolas da rede municipal de Santos/SP.

Manhã - Tarde - Noite:

ANDRÉ GRAVATÁ - Leitura poética

SENUTEC - Santos do futuro: conectando saberes

22 de setembro

8h30

MARCOS PIFFER - Santos: uma cidade, várias visões

A palestra apresentará quatro visões, ou momentos da cidade de Santos, através de quatro ensaios fotográficos diferentes. Dois deles são projetos de livros já realizados: o primeiro em 1997;  inteiramente em preto e branco, e o segundo em 2022; em cores. Já o terceiro ensaio está presente na revista Guaiaó, editada entre os anos de 2011 e 2017. O quarto, por sua vez, consiste no trabalho de graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo, realizado em 1986.

A ideia é mostrar que a fotografia pode ir muito além do que registrar os espaços físicos presentes numa cidade, isto é, a fotografia pode também passar uma mensagem implícita, intencional ou não, que existe além das construções físicas.

ROSANE LOWENTHAL - Autismo: Saúde e educação para acolher e incluir 

Com o alto índice de diagnósticos de Transtornos do Espectro Autista, cada vez mais os alunos autistas se fazem presentes nas salas de aula. A Saúde, enquanto instituição, é uma grande parceira da educação e da família, entretanto deve ficar claro o papel de cada um e como se dá a inter-relação destes três pilares. A discussão sobre esses papéis será o foco da palestra.

SUELI RAMALHO - O Surdo, a língua, a imagem do pensamento e a libras 

Como é a estrutura da língua de sinais escrita de uma pessoa surda, uma vez que a pessoa não conta com recursos sonoros, somente visuais?

10h30

TELMA VINHA - Os problemas de convivência na escola (SIPAT)

Este encontro apresentará um panorama dos problemas de convivência nas escolas (incivilidade, indisciplina, bullying, violência etc.) e procedimentos que têm sido empregados para lidar com eles. Abordará também um conjunto de ações coordenadas que podem ser implantadas pelas instituições educativas, com a capacidade de contribuir para a construção de clima e de convivência mais positivos, além do desenvolvimento de valores e das competências socioemocionais.

JAQUELINE MOLL - Educação integral: desafios para a escola e para a cidade 

A palestra abordará a educação Integral em uma perspectiva histórica, retomando o caminho iniciado pelos pioneiros da Educação Nova que viam a educação como direito e não como privilégio. Os desafios para a escola, em termos curriculares, de formação e de condições materiais, aliados aos desafios para a educação ao longo da vida e em todos os espaços e políticas públicas, também serão discutidos. A Educação Integral apresenta-se como outro modo de compreender a vida em coletividade, garantindo aprendizado e desenvolvimento humano.

RENATO MORICONI - O livro infantil concebido na fronteira entre arte e literatura 

Nesta palestra, o escritor e artista plástico Renato Moriconi falará sobre a potência de obras criadas com linguagens diversas, como é o caso dos livros infantis.

ROSÂNGELA VELIAGO - Alfabetização: narrativas que nos constituem

O objetivo desta palestra é refletir sobre como as imagens de leitores e escritores, formadas ao longo de nossa vida, nos moldam e como elas se revelam na relação com os estudantes e com a didática da linguagem escrita.

13h30

MARCOS PIFFER - Santos: uma cidade, várias visões 

A palestra apresentará quatro visões, ou momentos da cidade de Santos, através de quatro ensaios fotográficos diferentes. Dois deles são projetos de livros já realizados: o primeiro em 1997;  inteiramente em preto e branco, e o segundo em 2022; em cores. Já o terceiro ensaio está presente na revista Guaiaó, editada entre os anos de 2011 e 2017. O quarto, por sua vez, consiste no trabalho de graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo, realizado em 1986.

A ideia é mostrar que a fotografia pode ir muito além do que registrar os espaços físicos presentes numa cidade, isto é, a fotografia pode também passar uma mensagem implícita, intencional ou não, que existe além das construções físicas.

ROSANE LOWENTHAL - Autismo: saúde e educação para acolher e incluir

Com o alto índice de diagnósticos de Transtornos do Espectro Autista, cada vez mais os alunos autistas se fazem presentes nas salas de aula. A Saúde, enquanto instituição, é uma grande parceira da educação e da família, entretanto deve ficar claro o papel de cada um, e como se dá a inter-relação destes três pilares. A discussão sobre esses papéis será o foco da palestra.

TELMA VINHA - Os problemas de convivência na escola (SIPAT) 

Este encontro apresentará um panorama dos problemas de convivência nas escolas (incivilidade, indisciplina, bullying, violência etc.) e procedimentos que têm sido empregados para lidar com eles. Abordará também um conjunto de ações coordenadas que podem ser implantadas pelas instituições educativas, com a capacidade de contribuir para a construção de clima e de convivência mais positivos, além do desenvolvimento de valores e das competências socioemocionais.

CARLA BORGES - Violência(s) nas distribuições da imagem infantojuvenil 

Compreender o fenômeno da violência, em suas diferentes facetas, no desenvolvimento de crianças e adolescentes na contemporaneidade, implica em considerar, entre outros fatores, a relação que as gerações atuais estabelecem com a produção de suas imagens. Para além da imagem pessoal, de fundamental relevância à construção da identidade, as imagens estabelecidas pelos jovens podem ser indícios de situações de violência, sobretudo a partir de suas distorções, o que carece de assistência adequada de todos aqueles envolvidos em seus cuidados.

15h30

JAQUELINE MOLL - Educação integral: desafios para a escola e para a cidade

A palestra abordará a educação Integral em uma perspectiva histórica, retomando o caminho iniciado pelos pioneiros da Educação Nova que viam a educação como direito e não como privilégio. Os desafios para a escola, em termos curriculares, de formação e de condições materiais aliados aos desafios para a educação ao longo da vida e em todos os espaços e políticas públicas também serão discutidos. A Educação Integral apresenta-se como outro modo de compreender a vida em coletividade garantindo aprendizado e desenvolvimento humano.

RENATO MORICONI - O livro infantil concebido na fronteira entre arte e literatura

Nesta palestra, o escritor e artista plástico Renato Moriconi falará sobre a potência de obras criadas com linguagens diversas, como é o caso dos livros infantis.

ROSÂNGELA VELIAGO - Alfabetização: narrativas que nos constituem 

O objetivo desta palestra é refletir sobre como as imagens de leitores e escritores formadas ao longo de nossa vida nos moldam e como elas se revelam na relação com os estudantes e com a didática da linguagem escrita.

ALCIELLE DOS SANTOS - Economia solidária para uma existência plural

A educação que visava à preparação para o ingresso na Universidade, a complexidade do Século XXI frente aos desafios de desenvolvimento econômico, social e sustentável somadas às inovações digitais, são aspectos que nos desafiam a pensar projetos políticos pedagógicos que contemplem propostas de ensino e aprendizagem para a solidariedade e o empreender socialmente. A palestra proporá reflexões teórico/práticas a partir da experiência com projetos que contemplam os princípios e valores da Economia Solidária, vivenciados por duas escolas da rede municipal de Santos/SP.

19h

DJAMILA RIBEIRO - Lugar de fala 

Como podemos impactar positivamente a realidade de grupos sociais historicamente marginalizados? O que eu, do meu lugar, posso fazer para ser um agente da transformação? A partir de reflexões sobre lugar de fala, a escritora Djamila Ribeiro convida professores e professoras da rede pública da Baixada Santista a refletir sobre raça, gênero, classe e educação.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Presencial - Auditório da Universidade São Judas

Manhã - Tarde: 

ANDRÉ GRAVATÁ - Leitura poética

SENUTEC - Santos do futuro: conectando saberes

23 de setembro

    11h

      EXIBIÇÃO DE FILMES 

      Presencial - Cine Roxy Gonzaga

 

Realização

 


 

Apoio

      

 

A Semana da Educação é um evento elaborado pela Secretaria de Educação, que convida os palestrantes com base no notório saber observado em suas produções e apresentações realizadas em outros meios. Suas opiniões pessoais, no entanto, não correspondem necessariamente às da propositora do evento, podendo haver divergência entre suas falas e o que prega a Seduc-Santos. Nestes casos, os documentos orientadores e normativos expedidos pela Secretaria prevalecem como representantes de suas convicções.

As palestras dos períodos matutino e vespertino dos dias 22 e 23 se repetirão nos dois períodos. Sendo assim, apenas uma contará com acessibilidade em Libras. Caso haja necessidade desse recurso, observe a indicação da acessibilidade em cada evento.