Prefeitura de Santos
www.santos.sp.gov.br
Notícias
25/10/2011
Programa História Oral comemora 4º aniversário com cerimônia no Coliseu
O quarto aniversário do programa História Oral foi comemorado segunda-feira (24) no Teatro Coliseu com a presença dos 48 cidadãos santistas que gravaram depoimentos em 2011, entre os quais o ministro da Defesa, Celso Amorim. A cerimônia foi prestigiada por autoridades e representantes de vários segmentos da comunidade.
Desenvolvido pela Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos), o História Oral já entrevistou 152 pessoas desde a sua implementação, em 2008. Presente ao evento, o prefeito João Paulo Tavares Papa disse que “a história é construída por todos os brasileiros e é exatamente com esta identidade que o programa está construindo um legado para as próximas gerações e para os historiadores do futuro”.
Ao ministro, que é santista de nascimento, o prefeito agradeceu a confiança por ter doado a Santos seu acervo pessoal reunido durante a carreira como diplomata e chanceler (condecorações, medalhas e moedas comemorativas, placas, presentes, fotos, documentos, peças de roupas e canetas).
Celso Amorim serviu a diplomacia brasileira por 48 anos, sendo ministro de Relações Exteriores por dez. Em Santos, recebeu o o título de Cidadão Emérito e a medalha Brás Cubas.
Parcerias
Segundo o presidente da Fams, José Manoel da Costa Alves, o programa santista já é o terceiro maior do país. “Isso não seria possível sem o apoio da prefeitura, por meio de várias secretarias, e das instituições parceiras”, disse ele.
Após a solenidade, que incluiu apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes, o ministro autografou seu último livro, ‘Conversas com Jovens Diplomatas’ que reúne passagens com alunos do Instituto Rio Branco.
Atualizado em 27/10/2011, às 15:14
Diário Oficial de Santos
Praça Mauá s/nº
Santos SP
Fone:
(0xx13) 32015000
E-mail: portal@santos.sp.gov.br