Atrações na Nova Cintra

Um lugar pouco divulgado para um passeio agradável é o Morro Nova Cintra. De lá, pode- se ter uma bela visão de Santos O nome Nova Cintra foi dado pelo português Luiz Matos, que habitou a região. Aliás, foram os imigrantes lusitanos, vindos das ilhas Açores e Madeira, que iniciaram a ocupação dos morros santistas, para trabalhar na lavoura cafeeira.

Dizem que um dos mistérios da Nova Cintra é a Lagoa da Saudade, também um dos lugares mais belos deste morro. É que acredita- se que o leito da lagoa seja uma cratera de um extinto vulcão. Nas suas profundezas, já foi encontrado um minério proveniente de crateras vulcânicas. De um clima ameno, o Morro Nova Cintra é conhecido ainda pelos bordados da ilha da Madeira.

Próximo à Lagoa da Saudade, que atualmente, fica a sede da GRES Unidos dos Morros. Na Praça Guadalajara, está a Igreja São João Baptista, que promove, há mais de 50 anos, a tradicional Festa Junina do Morro Nova Cintra, com a participação da comunidade local. O morro conta ainda com os campos de futebol da Juventude e Nova Cintra. Passam por este morro as linhas de ônibus 100, 61, 181 e 13.


< Voltar