Brás Cubas
O monumento em homenagem ao fundador da Vila de Santos, Brás Cubas, está situado na Praça da República, no Centro. Pouca gente sabe mas ali também se encontram os restos mortais dele, que faleceu com quase cem anos. É a primeira estátua erguida na Cidade, inaugurada em 25 de dezembro de 1907.

Brás Cubas nasceu no início do século XVI e morreu por volta de 1.592 (as datas não são comprovados com exatidão).Veio de Portugal com Martim Afonso de Souza, fundador de São Vicente. Mesmo com a ocupação da região pelos povoadores Domingos Pires e Pascoal Fernandes, Brás Cubas é o verdadeiro fundador da vila.

Ele transferiu o porto da Ponta da Praia para o Centro, proximidades do Outeiro de Santa Catarina. Formou lavouras, montou engenho, criou gado e organizou a primeira bandeira. Ele também foi capitão-mor e governador de São Vicente.

Com espírito empreendedor, em 1543, Brás Cubas decide criar um hospital, na região do Outeiro, a Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Santos, que acabou sendo o primeiro do Brasil. Uma outra homenagem ao nosso fundador é a Rua Brás Cubas, também no Centro, situada no fim da Avenida Washington Luiz.

< Voltar