Seu navegador não possui suporte para JavaScript o que impede a página de funcionar de forma correta.
Conteúdo

Cadastro Municipal de Cultura

Trabalhadores, Eventos e Espaços culturais

Cadastro Encerrado 

Trabalhador da Cultura

Trabalhador e trabalhadora da Cultura é a pessoa que atua em segmentos artísticos e culturais, participando da cadeia produtiva e de formação nos espaços culturais, descritos no formulário, incluindo artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros, professores de escolas de arte, entre outros.

Espaço Cultural

Espaço cultural é todo aquele organizado e mantido por pessoas, empresas culturais, organizações da sociedade civil, organizações culturais comunitárias, instituições culturais, cooperativas com finalidade cultural e/ou coletivos de arte, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais.

 

Eventos na Cultura

Evento da área cultural é todo aquele cuja temática principal envolve um ou mais segmentos artísticos e culturais no formulário.

Dúvidas & FAQ

FAQ - Duvidas frequentes

Por que devo fazer parte do Cadastro Municipal de Cultura?

O cadastro é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da Cultura em Santos, norteando políticas públicas para o setor. Além disso, o Cadastro Municipal de Cultura é uma das exigências para acesso a benefícios disponibilizados pelo Governo Federal nos próximos meses.
 

Quem pode aderir ao Cadastro Municipal de Cultura?

Trabalhadores e trabalhadoras da cultura, espaços culturais sediados em Santos ou eventos da área cultural realizados em Santos, que apresentem todas as informações e documentações exigidas.

 

Sou profissional da cultura. O que devo ter comigo no momento do preenchimento do formulário?

Antes do preenchimento do formulário, o interessado em se inscrever, deverá estar munido de alguns documentos obrigatórios, de acordo com a sua categoria.
- foto do comprovante de residência;
- currículo ou portfólio;
- clipagem ou foto de sua apresentação/atividade;
- foto do interessado (3x4).

 

Sou representante de um espaço cultural. O que devo ter comigo no momento do preenchimento do formulário?

- foto do comprovante de residência;
- portfólio com a descrição das principais atividades artísticas e culturais realizadas no espaço cultural;
- clipagem ou foto de sua(s) atividade(s);
- foto do interessado.

 

Sou promotor de um evento cultural. O que devo ter comigo no momento do preenchimento do formulário?

- portfólio do evento;
- fotos do evento.

 

Qual é o prazo para adesão ao cadastro?

O formulário deverá ser preenchido até às 23h59 do dia 31 de julho de 2020.

 

Já preenchi o formulário. Então, já faço parte dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura/espaços culturais/eventos da área cultural cadastrados?

Ainda não. Logo após o término do prazo de inscrições, todos os dados serão avaliados por uma comissão formada por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concult). Após a análise e deliberação da Comissão de Cadastramento e Certificação, será publicada no Diário Oficial de Santos a lista com os nomes dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, espaços culturais e eventos da área cultural certificados e incluídos no cadastro Municipal de Cultura.

 

O que é a Certificação?

A Certificação é uma titulação concedida pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos, para trabalhadores e trabalhadoras da cultura, espaços culturais e eventos da área cultural que sejam residentes, sediados ou realizados no Município de Santos. Todos os interessados considerados habilitados pela Comissão de Cadastramento e Certificação serão certificados e incluídos no Cadastro Municipal de Cultura.

 

Já preenchi o formulário, terei algum tipo de benefício garantido?

Não. A adesão ao Cadastro Municipal da Cultura é apenas uma das exigências para o acesso a programas emergenciais de apoio à Cultura. Cada programa terá suas regras específicas, dependendo de cada esfera do poder público.

 

Não sou trabalhador/trabalhadora da cultura residente em Santos, meu espaço cultural não é sediado em Santos e/ou meu evento da área cultural não é realizado em Santos. O que devo fazer?

Entre em contato com a Secretaria de Cultura de sua cidade, para saber como está sendo feito o cadastro cultural do município onde você reside. O mesmo vale para espaços culturais e eventos culturais realizados em outras cidades.

 

O preenchimento do formulário online é o único meio para aderir ao Cadastro Municipal de Cultura?

Sim. Não serão aceitos, para efeito de inscrição, documentos entregues presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura ou materiais postados via Correios.

Já me informei sobre a Lei Aldir Blanc e constatei que não estou dentro dos critérios para receber o benefício. Mesmo assim, devo preencher o Cadastro Municipal de Cultura?

Sim. Suas informações são fundamentais para que a Secretaria de Cultura de Santos possa viabilizar políticas públicas para o setor cultural, principalmente na retomada das atividades pós pandemia.

 

Ainda tenho duvidas. O que eu faço?

A Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará atendimento somente em dias úteis, das 9h às 18h, durante o período de inscrição, através do endereço eletrônico cadastramento.secultsantos@gmail.com